Como uma não vem sem duas, e há quem realmente não está nas funções adequadas, mais uma vez a falta de sensibilidade e preocupação para com as crianças emana pelos poros de alguns (muito) insensiveis burocratas, muito mais preocupados em mostrar resultados em papel que com as crianças do seu agrupamento.
.
Como muitas outras escolas neste país, temos a poucos quilometros da Capital do País, uma pequena escola sobrelotada. Apesar dos anúncios feitos pelo Primeiro Ministro, de que todas as crianças passariam a ter entrada para a pré-escola, a ter um horário normal de aulas (9 às 16 ou 17h, nem sei bem), e ao complemento educativo de Inglês, Ginástica e Música, os meninos e meninas desta escola não têm direito a nada disto. Existem 4 salas de aulas, que se desdobram em bi-horário, para poder dar vazão a todos os alunos da zona (para não falar dos que vêm de fora). Sempre com promessas de que a escola seria ampliada, sabe-se agora que afinal, o dito ficou por não dito, e a escola afinal não irá ser ampliada.
.
Assim sendo, estas crianças não irão ter direito ao um horário normal, Sr. Primeiro Ministro. Estes meninos não vão poder entrar todos para a pré-escola, Sr. Socrates, porque vêm outros de outras zonas, e os de cá, porque nascem mais tarde (mas dentro do prazo legal) são colocados à margem. As crianças desta escola não têm, nem terão direito a aulas de Música, que todos sabemos serem tão importantes em termos educativos, pela simples razão que o espaço não se multiplica sozinho e o Ministério da Educação não parece estar disposto a fazê-lo pelos alunos.
.
Mas, pior que tudo isto, é o facto que as crianças que entram às 7:55h e que saiem às 13h, terão agora de voltar para a escola às 18:30 para poderem sequer ter acesso ao Inglês. Porquê? Porque enquanto anteriormente havia um local onde estas crianças podiam ter aulas de Inglês cerca das 16h, 17h, agora esse local vai ser ocupado. Porque é mais importante ao Agrupamento e/ou à DREL e/ou ao Ministério da Educação apresentar números e dizer que foi implementado mais um complemento que vai beneficiar umas 20 crianças (que suspeito na realidade serem bastante menos) e prejudicar o desempenho escolar de cerca de 100.
.
Algúem acredita que estas crianças vão aprender algum Inglês de jeito? Alguém acredita que as professoras de Inglês vão ter condições para ensinar crianças de 6, 7, 8 ou 9 anos, cansadíssimas e saturadas àquela hora da tarde (já noite, no Inverno)?
.
A maioria dos pais e encarregados de educação não chega a casa antes das 18 horas. Ou eles próprios ou os ATLs irão ter que levar as crianças, às 18:30, de volta para a escola, ir buscá-los as 19:15. Dar-lhes de comer, tomar banho e deitá-los, pois às 6 e tal, 7 da manhã lá têm os meninos de que estar acordados.
.
Alguém no agrupamento está a tentar fazer alguma coisa para resolver este problema das crianças? Alguém quer saber? Algo me diz que é para o lado que dormem melhor.
Actualização: Parece que o meu feeling não estava longe da realidade. Foi-me hoje confirmado que terá sido dito numa reunião que os alunos desta escola são uns privilegiados. Gostaria de saber em quê. Cheira-me que seja pelo facto dos pais se preocuparem com eles e arranjarem tempo para irem às reuniões do agrupamento e envolverem-se na educação dos filhos. Só mesmo nisso...

0 Comments:
Post a Comment